Portal Desentupidora - As principais Desentupidoras em São Paulo
  • Onde você está:
  • Home
  • Entupimento em pias, ralos e vasos sanitários

Entupimento em pias, ralos e vasos sanitários

Compartilhe

Entupimentos

Entupimento em pias, ralos e vasos sanitários, como evitar ?

Para que não ocorram problemas com entupimentos de tubulações, é necessário adotar uma série de ações preventivas.

E, todas essas atitudes são de extrema importância, tanto para evitar prejuízos com futuras manutenções, quanto para o tratamento posterior nas Estações de Tratamento de Esgotos. Ao evitar o entupimento, geralmente ocasionado por lixo, o tratamento de esgoto também é facilitado.

Entupimento na pia

Na cozinha da residência, uma atitude simples resulta em menos dor de cabeça, pois não há nada mais desagradável que utilizar uma pia entupida.

Antes de realizar as atividades que necessitam da pia, como cozinhar ou lavar a louça, sempre tomar cuidado para não esquecer de colocar um objeto que impeça a passagem de resíduos pelo ralo, como restos de comida e pó de café, por exemplo. Existem várias opções no mercado e, geralmente, esse tipo de produto já acompanha a pia.

O ralo da pia da cozinha também não é local para descartar o óleo usado no preparo das refeições. Este produto é reciclável e provoca sérios danos ao bom desempenho do tratamento do esgoto. De acordo com Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), um litro de óleo polui 20 mil litros de água.

Entupimento no vaso sanitário

No banheiro a atitude deve ser a mesma. Não jogue papel higiênico, fio dental, cotonetes e muito menos absorventes e fraldas descartáveis no vaso sanitário. Na hora do banho recolha fios de cabelo que caírem. Ao efetuar a limpeza do banheiro é sempre bom verificar se há acúmulo de fios no ralo, que causam entupimentos constantes.

Entupimento nos ralos externos

O mesmo deve ser adotado na lavanderia ou área de serviço e ralos externos. Evite que resíduos resultantes da lavagem, como fios de roupa, caiam no ralo da pia. Da mesma forma evite que lixos se acumulem em ralos do quintal e outras áreas externas.

A limpeza do sifão, tanto do box do banheiro, quanto das pias, deve ser feita regularmente, pois é nesse ponto que geralmente o entupimento se inicia.

Adotar hábitos como coleta seletiva de lixo também é uma solução simples e que tem resultados significativos. Os materiais não orgânicos têm destino garantido em cooperativas de reciclagem de lixo e os resíduos orgânicos podem ser utilizados para a adubação. Também existem cooperativas que coletam esse tipo de lixo, em algumas localidades.

É só pesquisar se existem esses serviços em sua cidade e começar a reciclar o lixo em casa. Todo mundo sai ganhando. Você e o meio ambiente.

Outro fator relevante é nas vias públicas, a conscientização da população é fundamental, no que tange, ao não jogar papeis, latas, ou outros objetos nas calçadas e vias. Acondicionar o lixo residencial e comercial, em sacos plásticos, numa altura onde numa possível chuva não possa ser levado e despejado junto a bueiros, é a atitude correta.

Muitas vezes os grandes transtornos ocasionados pelas enchentes nos grandes centros urbanos, são oriundos do acumulo de objetos que obstruem a passagem da água de chuva por esses bueiros.

Obviamente numa chuva “torrencial” a vazão da água pode ainda assim ocasionar transtornos, porém o problema se agrava muito mais com a obstrução devido a esses objetos.

O governo e a população devem cumprir com suas obrigações, evitando assim as perdas por danos matérias dos cidadãos e até a perda de suas vidas.